segunda-feira, 1 de março de 2010

John Dalton

Nasceu em Eaglesfield, Inglaterra, em 1766. Filho de família pobre, dedicou toda a sua vida ao ensino e à pesquisa. Com apenas 12 anos, começou a lecionar matemática na Quaker's School, em sua cidade natal.
Em 1793, estabeleceu-se em definitivo na cidade de Manchester, onde lecionou química, física, matemática e metereologia. Em 1794, após inúmeras observações, Dalton descreveu uma anomalia visual, que se caracterizava pelo fato de uma pessoa não poder distinguir corretamente entre as cores vermelha e verde, principalmente (é muito raro, mas também ocorre, da pessoa também se atrapalhar na distinção de outras cores). Essa doença, portada pelo próprio Dalton, recebeu o nome de “daltonismo”.
Estudando o comportamento dos gases e a dissolução de gases em líquidos, ele concluiu, em 1803, uma importante lei, que diz: “A pressão total de uma mistura gasosa é igual à soma das pressões parciais dos gases que a constituem”. Investigando a composição de diferentes óxidos de nitrogênio, Dalton estabeleceu a chamada “Lei das Proporções Múltiplas”.
Entre 1803 e 1804, Dalton estabeleceu as bases da teoria atômica, as quais foram detalhadas em seu livro “Novo sistema de filosofia química”. Dalton faleceu em Manchester, em 1844.

Nenhum comentário:

Postar um comentário